Academia de Bruxaria Forccinari 

Forccinari fica escondida na Amazônia



Quem leu os livros de Harry Potter certamente conhece essa passagem do Cálice de Fogo: 


"[...] Mais para impedir Rony de caçoar do que por outro motivo, Harry apontou depressa para um enorme grupo de adolescentes que ele nunca vira antes.
- De onde você acha que eles são? - perguntou Harry. - Eles não frequentam Hogwarts, frequentam?
- Devem frequentar alguma escola estrangeira - sugeriu Rony.
- Sei que há outras, mas nunca encontrei ninguém que estudasse nelas. Gui teve uma correspondente em uma escola no Brasil... isto foi há anos... e ele quis ir para lá numa viagem de intercâmbio, mas mamãe e papai não tiveram dinheiro para bancar a viagem. A moça ficou toda ofendida quando ele disse que não ia e mandou para ele um chapéu enfeitiçado. As orelhas dele murcharam. [...]"

Luna Lovegood terá papel de destaque
A tal escola no Brasil sempre despertou a curiosidade de fãs brazucas de Harry, que deverão surtar quando tiverem em mãos o livro "Harry Potter e o rastro da Arara-Azul". Apesar do título, a protagonista será Luna Lovegood e ainda não é confirmada a presença do bruxo mais famoso do mundo mágico.

A história começa quando Luna, após se formar em Hogwarts viaja ao Brasil para estudar animais exóticos da nossa fauna. É quando ela conhece o velho bruxo Pablo Urzaiz, que a convida para lecionar na Escola de Magia Sepé Tiajaru, onde é diretor.

Nesta escola, Luna fará amizade com três alunos: Rodrigo, Aline e Marcelo e a narrativa passa a ser do ponto de vista da própria bruxa corvinal, na forma de recordação. A escola  Tiajaru, nome dado em homenagem a um índio que enfrentou colonizadores portugueses e espanhois, é apresentada com algumas semelhanças com Hogwarts como o sistema de casas:

  • Jururus são conhecidos por seu jeito melancólico, romântico, porém são muito leais. São chamados de "emos" pelas outras casas.
  • Manos que são competitivos, corajosos, individualistas e algumas vezes ligados às artes das trevas e alguns exus vingativos. Chamam a si mesmos de "o bonde".
  • Caxias, que são bem parecidos com a Corvinal, os famosos "nerds". Odeiam os Manos, a quem chamam de "macumbeiros".
  • Seixas, discípulos de Raul Seixas, com seu jeito alternativo e meio "hippie". Possuem forte senso de justiça e são solidários. São famosos pelos seus chás e suas festas.
A história esquenta quando um aluno é encontrado morto com algumas penas de arara-azul em cima de seu corpo. O problema é que apenas Rodrigo possui tal animal que tem o mesmo uso das corujas em Hogwarts e ele passa a ser o principal suspeito. 

Exus terão papel relevante
Desacreditado por todos, exceto por seus principais amigos e por Luna, que, como sempre segue sua intuição para confiar no rapaz, ele precisará provar sua inocência. Toques de humor, suspense e cultura brasileira estão garantidos no livro, que deverá ser lançado nos próximos meses.

Candomblé e lendas urbanas

J.K. Rowling declarou que pretende usar elementos de candomblé nos feitiços e mesmo tratar de entidades como o Exu Tranca-Rua, Zé Pilintra, Exu Caveira, Exu da Capa Preta, entre outros.

A autora fez mistério sobre uma das vilãs, que será inspirada em uma importante mulher da TV brasileira, que utiliza magias das trevas para controlar a mente de crianças. Disse ainda que está analisando lendas urbanas brasileiras como a "brincadeira do copo" e a possibilidade de incorporá-las ao livro.

Repercussão

A notícia de uma nova história dos famosos bruxinho em nosso país, já começa a gerar polemica em vários sentidos. A cartonista Rafaella Fabiani aproveitou a novidade para fazer duras criticas a questão do trafico de drogas no Brasil:

0 comentários:

Postar um comentário